Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

no souvenir

no souvenir

Casa dos avós

Este ano não tirámos nenhuma fotografia juntos. Todos os anos, é sempre a mesma coisa. Antes das despedidas fazemos algumas fotos, quase sempre nos mesmos locais da casa, no jardim com a velha caneleira como pano de fundo ou no banco da varanda que dá para a piscina.

 

Haverá sempre uma casa dos avós. Se ela não existiu de facto, deve existir no imaginário de cada um. No meu existe este local onde encontro sempre uma fotografia de família esquecida, de quando eu era criança, de quando os meus pais eram casados, de quando os meus avós eram novos.

 

A casa dos avós é aquele lugar dos almoços em família, sempre a mesma hora. Da comida acabadinha de fazer e sempre muito gostosa. Ir para a casa dos avós significa esquecer as dietas.

 

Desde que deixei de viver perto dos meus avós maternos, há sempre uma altura do ano para estar com eles, na casa deles. O que significa viver no tempo deles. Ler o jornal (quase da primeira à última página como faz o meu avô), ver a novela, acordar e dormir cedo, descobrir novos romances na estante cheia de livros e conversar.

 

Estante

 

 

Conversar muito. Tentar explicar o meu mundo para eles nem sempre é fácil. Eu trabalho num site, produzo notícias que podem ser vistas na web. Para nós isso é trivial, mas para pessoas com mais de 80 anos é uma realidade pouco palpável.

 

Ainda assim, nós sempre nos entendemos e, mesmo que fique alguma coisa por dizer, haverá um próximo encontro, talvez no Natal ou só no próximo ano.

 

Desta vez, foi diferente. Tomei consciência de que pode não haver um próximo encontro. É difícil encarar que vamos perder um dia aqueles que mais amamos. É difícil perguntar a alguém se considera que a morte está a chegar. É impossível prever.

 

Podemos não ter tirado nenhuma fotografia mas não ficou nada por dizer. Por mais complicado que seja entender algumas diferenças entre gerações, o amor é sempre compreendido e não precisa de muitas palavras para ser explicado.

 

Casa